A verdadeira transformação digital nos clubes de futebol ainda nem começou no Brasil, mas já fique com uma coisa em mente: ela pode mudar tudo, por um simples motivo, pode trazer uma receita que os clubes nunca viram na vida.

Mas como começar e por que coloquei no título a frase “De um jeito simples”?

Porque eu poderia deixar 44 ideias novas por aqui, 10 estratégias diferentes, 3 linhas de pensamento sobre o digital para clubes e possivelmente isso iria mais confundir do que ajudar. E conhecendo muito bem como funcionam os clubes por dentro, o caminho é:

Comece simples, mantenha-se simples!

Só comece já.

Antes de tudo, entenda que Marketing Digital é marketing, realizado através das mídias digitais. Assim, não pense apenas em Marketing Digital, pense em negócios e em pessoas, pense no que seu clube fez até hoje, no que pode fazer daqui para frente e entenda como você pode potencializar isso tudo usando o que é meio, e não fim.

Até o final deste artigo eu vou me esforçar para te deixar o mínimo de ideias e não o máximo, para que você possa pegar a única ideia principal que vou deixar e começar hoje a colocar em prática por aí.

Para quem não me conhece, eu vivi por 20 anos dentro de clubes de futebol, a maior parte do tempo sendo o responsável pela tecnologia dentro do futebol profissional, antes de passar pelo marketing e assumir a área de tecnologia e inovação de um grande clube. Isso tudo antes de, há 4 anos, largar os clubes para mergulhar no que existe de pior e de melhor do Marketing Digital, do Brasil e de várias partes do mundo, para conhecer, experimentar, fazer e viver o que poderia falar no futuro.

E o futuro chegou…

Não há mais razão para o seu clube continuar apenas onde está. Se há dificuldades na gestão, se há dificuldades no ambiente político ou em qualquer outra área, isso não será o impedimento para que você coloque o seu clube em outro patamar e colha em pouco tempo os frutos da mudança que pode estar na sua própria mão, receita adicional e de quebra uma imagem de modernidade que na prática só representa que você resolveu viver o mundo atual e fazer o que muitos já fazem, inclusive pequenas empresas faturando mais do que tradicionais clubes, com equipes de poucas pessoas trabalhando remotamente.

Por onde começar a mudança?

Assim como na vida o ponto número 1 é acreditar. Ter a convicção de que você pode liderar uma transformação nunca antes vista dentro do seu clube, seja ele moderno, arcaico ou apenas “tradicional”.

Das 44 ideias que eu poderia deixar, eu vou tirar agora só o que importa para quem não tem nada, o início do caminho, querendo que você saiba que o importante agora será caminhar, sair do lugar. Quando se dá os primeiros passos no desconhecido, uma nova parte do caminho se mostra à sua frente. É assim a vida e é assim que funciona por aí também.

Você tem produtos, você tem serviços.

Tem ingressos, tem planos de sócio torcedor, tem camisas e tem uma série de outras coisas para oferecer.

Pessoas têm necessidades de satisfazer seus desejos, suas vontades, seus anseios.

Torcedores querem realizar seus sonhos, afastar seus medos, buscar suas alegrias, muitas vezes contando com os sentimentos que o seu clube os levará a ter, mesmo que nem eles saibam disso. O desejo pode ser secreto, mas existe.

E o que isso tem a ver com transformação digital? Tudo!

Não se trata só de máquinas, não se trata de inteligência artificial, não se trata de estratégias de marketing. Essas coisas serão usadas como o meio para que você satisfaça necessidades de pessoas!

E pessoas é que te pagarão, pelo que seu clube fez por elas.

Não será sobre vender ingresso, será sobre a forma como cada um se sente enquanto passa pelo processo de compra, como cada um se sente enquanto está no estádio e como cada um continua se sentindo enquanto recebe a primeira oferta via celular logo após seu time marcar o gol da partida, oferta válida para os próximos 40 minutos para o fechamento imediato, com um presente ou desconto (a pior escolha).

Trata-se de estar dentro do que seu torcedor carrega no bolso, no carro, no ônibus e até no banheiro, com a presença e o conteúdo que VOCÊ escolhe. Trata-se da experiência mobile mais fantástica ou até a mais simples, mas eficaz, que ele já teve. Trata-se de você não o fazer ter que pensar, só agir para fazer o que no fundo ele quer fazer, mas hoje tem dificuldade, pelas coisas que o seu clube não faz e não tem.

Mas como fazer isso com simplicidade?

Fazendo. Errando, acertando e fazendo, começando da seguinte maneira:

Se o seu clube tem uma quantidade considerável de torcedores, mesmo que essa quantidade não seja assim tão grande como um Corinthians ou Flamengo, você tem movimento acontecendo nas páginas do seu site e nas redes sociais do seu clube.

Então a ideia 1 das 44 que eu poderia trazer, para que você coloque em prática agora:

Contrate alguém com o mínimo de conhecimento (talvez o seu filho de 5 anos tenha esse conhecimento, mas sugiro evitar nepotismo) e peça a essa pessoa que instale um “mecanismo de monitoramento de visitas” dentro de todas as páginas do seu site. Deixe também esse monitoramento funcionando onde estão os vídeos do seu clube. O Google tem isso, o Facebook e Instagram têm isso, o LinkedIn tem isso, o Taboola tem isso, o Outbrain tem isso, enfim, está pronto, é trabalho de alguns minutos, pelo menos para quem sabe o que está fazendo.

Pegue os valores envolvidos no seus planos de sócio torcedor, os preços cobrados, os custos, impostos, taxas e tudo mais, até chegar no quanto você tem de lucro com cada plano, considerando tempo médio de permanência no plano (que qualquer hora, com uma das outras 44 ideias, posso te ajudar a melhorar) . Faça o mesmo com um ingresso e uma camisa, entenda bem qual o seu lucro.

Divida o valor do lucro por 2. (Há formas mais inteligentes de se fazer isso, mas lembre-se, agora deixe simples, faça, colha os primeiros resultados e depois melhore. Só faça acontecer agora.)

Esse lucro dividido por 2 será o seu custo desejado para realização de cada nova venda, seja do seu plano de sócio torcedor, do seu ingresso ou camisa.

E o valor total do lucro que você terá com cada produto, será o valor máximo que você pode despender para cada venda, para não ter prejuízo.

Se o seu clube tem um tamanho mínimo, você certamente já tem um movimento mínimo nas suas plataformas digitais, como já coloquei aí acima. Só peço agora que não invente, você não precisa de App, não precisa de redes sociais mirabolantes, só precisa do básico, site e algo como Instagram, YouTube ou Facebook.

Crie uma estrutura simples de anúncios, inteligentemente montados de acordo com o perfil da sua torcida e do produto que vai vender (um potencial cliente para um plano de sócio torcedor que paga R$ 150 por mês deve ter uma abordagem diferente de outro que pagaria um plano de R$ 20 por mês) e direcione esses anúncios 100% às pessoas que o seu “mecanismo de monitoramento” já identificou que demonstram algum interesse.

Pegue todas as pessoas que assistiram pelo menos 50% dos vídeos longos do clube ou 95% dos vídeos curtos e coloque na frente delas uma oportunidade de ter algo que elas buscam, querem, mas andam adiando para fechar.

Nessa hora mande as ferramentas separarem todos os públicos possíveis que contenham perfis com comportamentos relevantes para os negócios do seu clube, se debruce sobre os comportamentos das pessoas que se relacionam com o clube na web. Isso pode demorar 1 dia. O que quer dizer que você pode estar a 1 dia de ter uma mudança drástica no faturamento!

Então pegue todas as pessoas que chegaram a ler os benefícios do seu plano de sócio torcedor mais caro, passaram mais de 1 minuto na página e não fecharam e coloque na frente deles, no computador no meio da notícia, no YouTube no canto do vídeo, no celular no meio de um game, a oportunidade deles fecharem, mostrando algo que quebre aquela objeção demonstrada na hora da visita à página do seu site.

Pegue aquelas pessoas que continuamente visitam seus conteúdos e estão sempre próximas do seu estádio e mostre a oportunidade de última hora pipocando no celular para que você aumente a receita nos dias de jogos, com pessoas que até iriam se tivessem algum estímulo. Seja você o causador do estímulo! Seja você o causador daquilo que quer que aconteça!

Apareça 7 vezes na frente do torcedor interessado. Quebre todas as objeções possíveis do torcedor desconfiado. Facilite a vida do cara ou da moça do cara. Comece sua transformação pelo básico, pelo simples, pelo que vai te trazer dinheiro para que você possa dar os passos seguintes para a sua verdadeira transformação.

Fique de olho diariamente nos seus custos de investimentos, para que a cada “custo máximo de venda”, uma venda seja realizada. Aumente este valor com o passar dos dias até encontrar seu teto. A cada investimento equivalente a “10 valores ideais para cada venda”, busque vender 10 produtos, 10 planos, 10 ingressos… Não vendeu 10, identifique o ponto a melhorar, serão alguns até chegar à venda. Com o passar do tempo, você vai aprender que precisará atingir “micro objetivos”, um clique, uma leitura de página, outro clique, um preenchimento, um pagamento. Tenha alguém para trabalhar na melhoria de cada “micro objetivo” todos os dias.

E se você não tiver lucro nos primeiros dias?

Acho improvável, mas vou te dizer que você vai ganhar muito com isso.

Vai ganhar a experiência para gerar o lucro que seu clube nunca gerou, com uma nova fonte que pode se multiplicar inúmeras vezes e vai ganhar algo que talvez valha mais do que dinheiro, porque vai gerar mais dinheiro: informação!

Quando você faz isso do jeito certo, você não está apenas anunciando. Você na prática está comprando dados, comprando informações, comprando conhecimento, sobre a sua torcida e sobre os perfis que mais podem te levar receita nova ou recorrente.

O bom uso desses dados será ainda mais valioso do que a receita inicial que você poderia ter.

E só vou terminar contando um segredo, que para muitos não é tão segredo assim: um clube pode não ter custo algum para fazer isso acontecer ainda nesta semana. Termina a próxima semana ganhando e se preparando para dar o segundo passo. Coisas que não são feitas em 3 anos podem ser feitas em 7 dias.

O que falta para você começar?

Que tenha ajudado em algo,

Alessandro Gonçalves

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