Todos os dias empresas e profissionais quebram!
Mas há como evitar isso! E ainda bem. Apesar de não ser um trabalho fácil.
O que a maioria dos empresários fazem no seu dia a dia?
Administram seus negócios, suas carreiras, suas empresas, do jeito que sabem, muitos até de forma heróica.
Fazem o que pode ser feito, com os recursos que têm, e não só sobrevivem com até crescem desta forma.
Mas até quando?
Quando virá uma próxima crise, uma próxima mudança, um próximo concorrente?
Hoje grandes hotéis sofrem com o Airbnb. A Globo sofre com a Netflix!
Enquanto pequenos acabam todos os dias, com funcionários ficando sem emprego e pessoas talentosas tendo que abandonar seus sonhos.
O detalhe é que nossas escolas não nos ensinam como administrar bem nossos negócios. Elas não nos preparam para sermos donos bem sucedidos. Elas nos preparam para que sejam empregados, e no máximo empregados medianos.
Isso sempre me causou um incômodo. E me fez ver que a escola não seria suficiente para formar empresários de sucesso, pelo menos não no modelo atual.
E os caminhos da vida me levaram a trabalhar no futebol, e me fizeram chegar a CIO, o que aumentou ainda mais o meu desejo por entender sobre como criar grandes empresas, não necessariamente grandes no tamanho, mas grandes nos resultados. Na verdade, a bagunça do futebol me incentivou a querer entender como fazer diferente.
Olhar de perto, e por dentro, como eram mal administrados os grandes clubes do país, organizações milionárias, aumentou minha inquietação e a vontade de buscar novas soluções.
Eu não fiquei contra a escola, pelo contrário, voltei para ela, busquei novas especializações, novos MBA’s, porém vi que pessoas como Vicente Falconi e Jim Collins, também consultores e autores dos livros da imagem abaixo, poderiam me ajudar mais do que meus cursos acadêmicos.
Ao longo do tempo vi que treinamentos comportamentais e conteúdos na internet, feitos por pessoas capacitadas e que estão no dia a dia cuidando dos seus negócios, eram mais úteis e traziam resultados mais rápidos do que meus MBA’s. E sem gastar R$ 50.000,00 em cada um.
E cada vez que converso com um empresário ou um profissional liberal, como consultor, coach, conselheiro ou o que for, percebo como faz falta o conhecimento sobre alguns assuntos que considero essenciais para o crescimento consistente de um negócio.
E venho trabalhando nisso, na busca por maneiras de levar estes conhecimentos, de um jeito fácil de entender e aplicar, principalmente por pequenas e médias empresas.
Ontem gravei um vídeo sobre o modelo de solução que defini para este momento, sobre os grupos de orientação para empresários, criados para levar o conhecimento que considero essencial para que possam crescer.
Antes de falar de boas práticas de gestão, antes de ensinar sobre como podem controlar melhor seus negócios, resolvi orientar sobre vendas, sobre como elas acontecem e sobre como usar a internet para isso, afinal cresci ao lado da tecnologia. E porque faz muito sentido colocar como primeira coisa ajudar a ter mais lucro, afinal nenhuma empresa sobrevive sem isso.
Clique e assista o vídeo para entender mais. Sucesso!